terça-feira, 20 de março de 2012

Resenha Crítica elaborada pela pos graduanda Giselle Etchalus de Carvalho




O livro Educação Infantil e Registro de Práticas da autora Professora Doutora em Educação  Amanda Cristina Teagno, publicado pela editora Cortez de São Paulo no ano de 2009;  foi escrito durante sua dissertação de mestrado apresentado na Faculdade de Educação na Universidade de São Paulo na linha de pesquisa didáticas, teorias do ensino e praticas escolares orientada pelo professor doutor José Cerchi Fusari . Esta obra faz parte da coleção Docência em Formação; série Educação Infantil.

Esta obra aborda o tema da importância dos professores de educação infantil produzirem os registros de suas práticas pedagogias nas salas de aula com o intuito de serem os autores e produtores de conhecimento podendo assim estabelecer um diálogo entre sua formação e prática profissional para que aja  através da reflexão uma melhoria na qualidade daquilo que  ensinam.

            A Introdução fala a respeito da atuação dos professores da educação infantil e do como o registro de sua práticas leva a reflexão, a pesquisa e a transformação do espaço escolar onde através do diálogo entre realidade e teoria  possibilita que tanto o professor como a criança sejam os autores e produtores de conhecimento assim construindo sua identidade e autonomia enquanto profissional e pessoa, que participa ativamente no processo de aprendizagem.

No capítulo um, o assunto é a construção do conceito da palavra registrar onde diferentes autores abordam varias formas de registro e como este serve para melhorar a ação pedagógica porque torna-se um meio para a elaboração do planejamento, possibilitando a reflexão e a avaliação de como melhorar o seu desempenho em sala de aula porque tem em mãos as produções das crianças.

No capítulo dois aborda a história da educação infantil no Brasil e em São Paulo e fala também sobre a importância do Registro no contexto da Escola Nova que é um documento que possibilita ao professor observar a criança e seu grupo em todas as suas especificidades, conquistas e aprendizagens e serve também como instrumento para a avaliação da criança e da prática do professor para a melhoria da aprendizagem. Já o registro de memória é a prática pedagógica do professor que o torna autor de suas práticas e que constrói sua história como professor deixando suas marcas para a melhoria da educação.

No capítulo três  fala sobre os vários registro de práticas pedagógicas que são: cadernos, fotos, planos de aula, desenho, bilhete, observações, livros, textos, protifólios, relatos de atividades que documentam tudo o que o professor realizou em sala de aula,é a documentação de sua história profissional e da evolução cognitiva das crianças.

No capítulo quatro e considerações finais relata sobre a importância do professor ser o autor de suas práticas pedagógicas e que o ato de registrar é fundamental para a reflexão crítica para um melhor desempenho profissional e também para acompanhar passo a passo como a criança aprendeu.

Após a leitura deste livro pude compreender melhor a importância do registro em sala de aula, uma vez que é o espaço muito rico em experiências, pois é onde acontece o desenvolvimento cognitivo da criança e da prática pedagógica do professor.

Concordo com a autora quando ela diz que o registro é sempre cheio de intenções por isso não é um ato neutro, então precisamos realiza-lo de forma crítica para podermos alcançar uma educação de melhor qualidade sem o rotulo de particular ou publica, apenas uma educação melhor para que sejamos mais valorizados por nossos governantes.






















Um comentário:

  1. oi Giselle da uma olhada no nosso blog estou te seguindo ficou lindo o seu blog. http://aplleprof.blogspot.com.br/2012/03/resenha-critica-cursista-andreza-sales.html

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