segunda-feira, 19 de março de 2012

Pós-graduanda: Cilene Dias Basílio


Amanda Cristina Teagno Lopes Marques é pedagoga, mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP) e doutoranda na mesma universidade. Participa do Grupo de Pesquisas sobre a Formação de Educadores (Gepefe – FE/USP). Atua como professora de Educação Infantil na prefeitura de São Paulo e assessora o Departamento de Normas Técnicas e Orientações Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos.

Seu livro “Educação Infantil e registro de práticas” São Paulo: Cortez, 2009 - Coleção docência em formação da série Educação Infantil, é fruto de dissertação de mestrado apresentada á Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na linha de pesquisa Didática, teorias do ensino e práticas escolares, sob orientação do professor doutor José Cerchi Fusari. A obra é uma tentativa de mostrar á sociedade e, especialmente, ás políticas públicas o valor da educação, dos professores, de suas práticas.

No Capítulo I, a autora inicia um diálogo com alguns autores, pesquisadores e professores que tratam da temática a fim de construir um conceito sobre o registro e suas diferentes linguagens. Neste capítulo nota – se o registro como formação continuada do professor, oportunidade que se tem de observar, refletir, perguntar, mudar e transformar sua prática, registrar e socializar suas experiências. Este capítulo proporcionou uma reflexão sobre a importância do educador identificar a criança como produtora de registros e marcas como forma particular de ver o mundo levando – o  a analisar a realidade e agir sobre a mesma.

No capítulo II, Registro de memória e a Memória do Registro relembraram o processo histórico oficial sobre a infância e a educação infantil em seu incansável esforço de garantir á criança o respeito a suas características e necessidades. Atualmente na historia da educação o registro é um instrumento essencial e norteador do trabalho do professor e requer um olhar cuidadoso e observador, o registro proporciona ao educador elementos para refletir e reavaliar o conteúdo proposto a fim de se alcançar uma aprendizagem mais significativa. Através do registro o educador faz historia, reconstrói teorias, e deixa sua marca para gerações futuras, contribuindo para o processo de formação educacional. 

No capitulo III, O Registro de Práticas Pedagógicas produzido por professores trata – se das inúmeras formas de registrar o desenvolvimento das crianças: fotos, cadernos, planos de aula, desenhos, bilhetes, observações, textos, livros, atividades enfim tudo que o professor utiliza e faz uso em seu trabalho, compondo um arquivo pessoal sendo ele proposto pela instituição ou como forma livre de reflexão e estudo.

No capítulo IV, Consideração final ressalta o professor como autor de sua pratica, e a escola como espaço de conhecimento e desenvolvimento pessoal, retoma o ato de registrar como uma tarefa essencial, porem, difícil e aberta a criticas e sugestões, onde cabe ao professor construir um ambiente favorável a descobertas e inovações.
 
           A leitura do livro em questão contribuiu em minha formação e acrescentou positivamente em minha prática pedagógica, embora já fizesse uso do registro diário em minhas aulas os relatos de experiências citados na obra me estimularam a escrever também sobre minhas praticas e compartilhar com meus colegas experiências construtivas. Recomendo a leitura a todas as pessoas envolvidas no processo de ensino aprendizagem

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