Amanda Cristina Teagno
Lopes Marques é pedagoga, mestre em Educação pela Faculdade de Educação da
Universidade de São Paulo (FE/USP) e doutoranda na mesma universidade.
Participa do Grupo de Pesquisas sobre a Formação de Educadores (Gepefe –
FE/USP). Atua como professora de Educação Infantil na prefeitura de São Paulo e
assessora o Departamento de Normas Técnicas e Orientações Pedagógicas da
Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos.
Seu livro “Educação
Infantil e registro de práticas” São Paulo: Cortez, 2009 - Coleção docência em
formação da série Educação Infantil, é fruto de dissertação de mestrado
apresentada á Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na linha de
pesquisa Didática, teorias do ensino e práticas escolares, sob orientação do professor
doutor José Cerchi Fusari. A obra é uma tentativa de mostrar á sociedade e,
especialmente, ás políticas públicas o valor da educação, dos professores, de
suas práticas.
No Capítulo I, a autora
inicia um diálogo com alguns autores, pesquisadores e professores que tratam da
temática a fim de construir um conceito sobre o registro e suas diferentes
linguagens. Neste capítulo nota – se o registro como formação continuada do
professor, oportunidade que se tem de observar, refletir, perguntar, mudar e transformar
sua prática, registrar e socializar suas experiências. Este capítulo
proporcionou uma reflexão sobre a importância do educador identificar a criança
como produtora de registros e marcas como forma particular de ver o mundo levando
– o a analisar a realidade e agir sobre
a mesma.
No capítulo II, Registro
de memória e a Memória do Registro relembraram o processo histórico oficial sobre
a infância e a educação infantil em seu incansável esforço de garantir á
criança o respeito a suas características e necessidades. Atualmente na
historia da educação o registro é um instrumento essencial e norteador do
trabalho do professor e requer um olhar cuidadoso e observador, o registro
proporciona ao educador elementos para refletir e reavaliar o conteúdo proposto
a fim de se alcançar uma aprendizagem mais significativa. Através do registro o
educador faz historia, reconstrói teorias, e deixa sua marca para gerações
futuras, contribuindo para o processo de formação educacional.
No capitulo III, O
Registro de Práticas Pedagógicas produzido por professores trata – se das
inúmeras formas de registrar o desenvolvimento das crianças: fotos, cadernos,
planos de aula, desenhos, bilhetes, observações, textos, livros, atividades enfim
tudo que o professor utiliza e faz uso em seu trabalho, compondo um arquivo
pessoal sendo ele proposto pela instituição ou como forma livre de reflexão e
estudo.
No capítulo IV, Consideração
final ressalta o professor como autor de sua pratica, e a escola como espaço de
conhecimento e desenvolvimento pessoal, retoma o ato de registrar como uma
tarefa essencial, porem, difícil e aberta a criticas e sugestões, onde cabe ao
professor construir um ambiente favorável a descobertas e inovações.
A leitura do
livro em questão contribuiu em minha formação e acrescentou positivamente em
minha prática pedagógica, embora já fizesse uso do registro diário em minhas
aulas os relatos de experiências citados na obra me estimularam a escrever
também sobre minhas praticas e compartilhar com meus colegas experiências
construtivas. Recomendo a leitura a todas as pessoas envolvidas no processo de
ensino aprendizagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário